Como Atuamos

Metodologia

O CORes aplica a metodologia educacional do Programa Bom Aluno, existente em 5 cidades no Brasil e criado em 1993, em Curitiba, por empresários que acreditavam na importância da educação para o desenvolvimento do país.

A proposta de atuação do Programa Bom Aluno é guiada por três eixos principais: desenvolvimento acadêmico, pessoal e familiar.
Ramificam-se desses eixos, as atividades, cursos e acompanhamento dos alunos durante toda sua trajetória no Programa, do ensino fundamental ao ensino superior.
A trajetória do aluno no Programa é dividida em ciclos, os quais obedecem a objetivos específicos de acordo com as demandas de cada faixa etária e nível de ensino.

Passaporte para o Futuro

Desenvolver a motivação e a combatividade do aluno para a adaptação a um novo nível de ensino, contemplando aspectos emocionais e acadêmicos. Levar o aluno a definir seu projeto de vida; promover o exercício prático do papel de agente de transformação social.
Fornecer instrumentos que fortaleçam no aluno a capacidade de atenção, concentração, autocontrole emocional e combatividade necessários ao enfrentamento de desafios e ao bom rendimento nos estudos, despertando o potencial mental e corporal. visando a aprovação no vestibular.

Agregando Valores

Proporcionar ao aluno recursos para sua adaptação à nova realidade acadêmica. Estimular o desenvolvimento das oportunidades oferecidas pela universidade para o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno para inserção e efetivação no mercado de trabalho.

Agentes de Transformação

Ao concluir os ciclos do Programa Bom Aluno, acredita-se que o jovem profissional será capaz de buscar seu aprimoramento contínuo e está apto a exercer o papel de Agente de Transformação Social, sendo protagonista de mudanças positivas em sua vida, na vida de sua família, no seu ambiente de trabalho e nos mais diversos

Ações e Benefícios

As ações e benefícios oferecidos pelo CORes variam de acordo com a série e as necessidades dos estudantes.

  • Assistências em disciplinas escolares, cursos de idiomas, aulas de redação, workshops, mentorias e cursos diversos;
  • Desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e acadêmicas;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico;
  • Orientação profissional para a escolha do curso superior;
  • Uniforme;
  • Material escolar;
  • Livros;
  • Auxílio-transporte e vale-refeição.
  • Devido à importância da presença familiar na formação e no desenvolvimento do aluno, os pais e responsáveis são envolvidos em todo o processo, tendo acesso a cursos e palestras.
  • Para garantir a manutenção dos benefícios, os estudantes têm seu desempenho acadêmico acompanhado e a sua permanência no CORes está condicionada ao seu comprometimento com os resultados acadêmicos e seu desenvolvimento.

Dúvidas frequentes

Quem pode participar do Processo Seletivo do CORes?

Qualquer estudante da rede pública a partir do 7º ano do ensino fundamental, que tenha ótimas notas, nenhuma reprovação, bom comportamento e seja de família de recursos financeiros limitados, ou seja, renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa que mora na casa.

A família não tem boletim do ano anterior, mas tem a cópia do histórico escolar com as notas. Pode enviar?

Sim, a cópia do histórico escolar com as notas do ano anterior substitui o boletim.

Como calcular a renda bruta mensal por pessoa?

A renda é calculada somando-se a renda mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. Se o resultado for até 1,3 salário mínimo, o estudante poderá concorrer ao Programa Bom Aluno. Entende-se como grupo familiar as pessoas que moram na mesma casa.

Qual a consequência para o candidato que apresentar informações falsas?

A apresentação de informações ou documentos falsos levará à reprovação do candidato ou à exclusão dele do projeto.

Ao ser admitido para o CORes, o aluno começa a estudar em escola particular?

Ao ingressar no Programa, o estudante terá oportunidade de participar de cursos complementares durante um período de adaptação. Mas para ingressar com a bolsa em uma escola particular será avaliado o desenvolvimento do estudante nos cursos complementares do CORes, além da aprovação na avaliação do colégio particular.