Processo Seletivo
Nossa seleção começa sempre no primeiro semestre do ano. Para manter a qualidade do projeto, o processo seletivo desenvolvido pelo CORes tem o acompanhamento de profissionais psicólogos e pedagogos e conta com o apoio das mais de 70 escolas públicas parceiras, que enviam as indicações de estudantes dentro do perfil a ser selecionado.
Etapas:
Inscrição – Após a divulgação do processo seletivo junto às escolas públicas parceiras, será encaminhado para os pais e mães dos estudantes indicados uma ficha de inscrição virtual – que deve ser preenchida com os dados do estudante e de sua família.
Apresentação do projeto aos pais – Após envio da ficha de inscrição, os pais serão contactados com as informações referentes a dia, hora e local de aplicação das provas da primeira fase da seleção, bem como com conteúdo programático das avaliações.
serão convidados a participar de uma reunião on-line ou presencial, para serem apresentados ao projeto e esclarecerem as suas dúvidas.
Avaliação I – Em dia e hora previamente informados, os estudantes realizarão três avaliação de conhecimento, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Redação e Matemática, seguindo os parâmetros de base curricular do MEC, adaptados a cada ano.
Reforço conteudístico e oficinas formativas – Durante cerca de quatro meses, os estudantes que alcançaram nota maior ou igual a (7,0) sete em todas as avaliações, serão convidados a participar, como parte do processo seletivo, de um reforço escolar semanal, como forma de fixação de aprendizagem de determinados conteúdos. As oficinas formativas trabalham histórias de vida, repertório e o avaliam os perfis dos candidatos, conferindo se suas atitudes são condizentes com a filosofia do Programa e se eles dispõem de características como comprometimento, engajamento e responsabilidade.
Avaliação II – Após o período de reforço escolar, os estudantes passarão por novas avaliações, no intuito de identificar o rendimento quantitativo que eles tiveram após acessarem aqueles conteúdos. Mais uma vez, apenas os estudantes que obtiverem nota superior a 7,0 (sete), seguirão para a fase seguinte.
Entrevista – Os estudantes serão entrevistados por uma equipe multidisciplinar. Nessa etapa, o envolvimento da família é fundamental, por isso, devem estar presentes os pais ou responsáveis pelo candidato/a.
Análise de documentação – Aqueles aprovados ao final do processo devem apresentar a documentação necessária para confirmar a escolaridade do estudante, a renda da família e outros requisitos necessários.
Regulamento
Critérios para Inscrição
Para ser participar do CORes, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Residir em Salvador ou Lauro de Freitas;
- Estudar em escola pública;
- Cursar a partir do 7º ano do ensino fundamental;
- Ser disciplinado e proativo;
- Ter média bimestral mínima de 7,0 em todas as disciplinas, em todos os anos;
- Ter ao menos 90% de frequência escolar;
- Ser membro de uma família de baixa renda