Educação que transforma

O cotidiano dos nossos alunos é permeado por inúmeros desafios: família carente, comunidade acuada pelo crime organizado, pouco ou nenhum acesso à cultura, entre outros.
Partindo desse contexto, a equipe da Escola Municipal Jorge Amado, diariamente, busca refletir, planejar, organizar e executar projetos voltados para humanização da vida de seus estudantes.
A primazia desta reflexão volta-se sobre como a escola pode protagonizar um papel revolucionário de ampliação de horizontes desses sujeitos, apresentando-lhes possibilidades, mostrando e provando que são capazes de irem além e, consequentemente, fazerem a diferença no meio em que vivem.
Sentimos que há uma necessidade de que o conhecimento escolar se articule com a realidade e que a educação se estabeleça como elemento de transformação.

E sob esse ideal, a proposta pedagógica vai conduzindo o cotidiano da escola, com responsabilidade, comprometimento e, acima de tudo, respeito aos nossos estudantes. Temos construído e ajudado a desenvolver competências e criar oportunidades. Acreditamos que é preciso sonhar para além da própria condição, da própria realidade.
Precisamos dialogar e empreender ações que de fato contribuam para a mudança social.

 

Autora Christiane Jesus de Almeida Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), pós-graduação em Educação Infantil pela Segmento e curso de extensão em Gestão Escolar pela Universidade Federal da
Bahia (UFBA).

Atua como professora de Rede Municipal do Salvador há mais de 15 anos e como gestora há 12 anos.