Educação que transforma

Segundo Paulo Freire (2006, p. 61), a educação é uma forma de intervenção no mundo. Assim, investir em educação significa muito mais do que transformar algumas vidas.

Significa transformar o mundo, pois aqueles que são influenciados pelo conhecimento, não somente ampliam sua consciência a respeito da própria realidade, como também são movidos a agir para transformar a de outros.
Logo, intervir no mundo, isto é, investir em educação, é a coisa mais inteligente a fazer. E foi pensando nisso que o Instituto Bom Aluno da Bahia, atual CORes Hub Educacional, foi desenvolvido. Esse programa visa promover a transformação de pessoas em agentes de transformação social, para que elas multipliquem uma rede de mudança e de esperança.
Tristemente, em nosso país, a educação tem sido muitas vezes, negligenciada. O que explica a nossa situação atual. Felizmente, porém, há programas que tem cultivado em seus alunos a criticidade para ver e ir além; a cidadania para pensar no outro; e a motivação para vencer.

Através da educação, o CORes tem revelado muitos talentos que por sua vez, impactam positivamente muitas outras vidas.

Seja com seu exemplo de superação e proatividade, ou ação direta dentro da própria comunidade, esses alunos estão agindo para mudar o cenário de desigualdade social que deixa as pessoas desesperançosas. Desse modo, o CORes permite que seus alunos sejam agentes da transformação de suas vidas e impactem positivamente muitas outras. Gerando assim, uma rede de transformação social.

Portanto, investir na educação através do CORes significa intervir no mundo em prol de um futuro melhor. Como disse, educar é uma tarefa complexa, pois implica em uma busca pela autonomia sem perder a pertença, ou seja, uma autonomia que vai gerando pertenças, que são realizadas através de encontros e formando vínculos que podem ser duradouros ou não.

Autora Francieli Lopes

Francieli Lopes foi selecionada pelo Programa Bom Aluno da Bahia, atualmente CORes Hub Educacional, em 2005. Hoje ela é formada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna- Inglês pela UFBA e graduanda em Português como Língua Estrangeira -PLE na UFBA.